O wrestling brasileiro estreou com uma medalha de ouro e uma prata no Campeonato Pan-Americano de Wrestling 2024, que acontece de 21 de fevereiro a 24 de fevereiro, em Acapulco, no México. O russo de nascimento, Sosruko Kodzokov, estreou em Pans pelo Brasil com o título na categoria 82kg, que não faz parte do cronograma olímpico. Já Joilson Júnior terminou com o segundo lugar na categoria 77kg, depois de vencer por touche o atleta olímpico Yosvanis Peña Flores, na semifinal. O brasileiro foi preservado de competir a final do torneio para não correr o risco de se lesionar antes da Seletiva Olímpica, que acontece dia 28/2, também em Acapulco, México.
Nesta quinta-feira, Calebe Corrêa e Kauan Gomes encerram a participação do estilo greco-romano no torneio,enquanto Kamila Barbosa, Giullia Penalber, Laís Nunes e Thamires Machado promovem a estreia do estilo livre feminino no torneio.
Confira como foi o desempenho dos brasileiros do estilo greco-romano no 1º dia do Pan-Americano 2024
Categoria 82kg
Sosruko Kodzokov, russo de nascimento e em processo de naturalização para ser brasileiro, estreou com a medalha de ouro na competição. Por não ter o processo de naturalização concluído, Kodzokov não pode disputar seletivas olímpicas. A categoria foi disputada no sistema todos contra todos. Kodzokov fez 5 a 2 sobre o norte-americano Mahmoud Sebie na estreia e depois venceu por superioridade técnica (8 a 0), o mexicano Diego Torres, para ficar com a medalha de ouro.
Categoria 77kg
Joilson Júnior voltou a subir ao pódio pan-americano. O brasileiro estreou nas quartas de finais com uma vitória por touche sobre o chileno Josué Bernal. Na semifinal, o niteroiense enfrentou o cubano Yosvanis Peña Flores e o venceu com autoridade. Mais uma vez Joilson dominou o oponente com as costas no solo e triunfou por touche. Yosvanys foi o representante de Cuba nos Jogos Olímpicos de Tóquio nesta divisão de peso. Na final, o brasileiro enfrentaria o colombiano Jair Cuero Muñoz, mas foi preservado pela comissão técnica, para não ter o risco de sofrer alguma lesão antes da seletiva olímpica. O torneio Pré-olímpico acontece na semana seguinte, também em Acapulco.
Categoria 60kg
Erivan Rocha não passou pelo chileno Cristobal Nuñez que o superou por 5 a 3. Como o oponente não foi um dos finalistas, Erivan não pode retornar para repescagem e terminou em 9º lugar.
Categoria 87kg
Ronisson Brandão não passou pelo hondurenho Andres Alfonso nas quartas de finais da categoria 87kg. Alfonso foi eliminado na rodada seguinte e impediu o brasileiro de retornar para repescagem.
Categoria 130kg
Eduard Soghomonyan sentiu uma indisposição estomacal e não competiu na categoria
Nesta quinta-feira (segundo dia do Pan-Americano), o Wrestling brasileiro entra em ação a partir das 13h, horário de Brasília com:
Estilo Greco-Romano
Calebe Correa Ferreira – 72 kg
Kauan Luiz Ferreira Gomes – 97 kg
Estilo Livre Feminino
Kamila Barbosa Vito da Silva – 50 kg
Giullia Rodrigues Penalber de Oliveira – 57 kg
Laís Nunes de Oliveira – 62 kg
Thamires Martins Machado – 68 kg
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
RELACIONADAS
11/07/2025
Com bolsa integral da Estácio, atleta da seleção brasileira se forma em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
11/07/2025
CBW ABRE PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE ESTUDO NA ESTÁCIO - 2025.2
10/07/2025
Brasil avança com força no primeiro dia do Pan-Americano Sub-20 de Wrestling
10/07/2025
Pan-Americano Sub-20 de Wrestling começa em Lima, no Peru
Acontece nas federações
Maranhão realiza etapa estadual universitária de wrestling e projeta crescimento da modalidade com novas competições em 2025
No último sábado, o Maranhão deu mais um passo importante para o desenvolvimento do wrestling universitário no estado.
Etapa regional dos Jogos Escolares da Paraíba movimenta o wrestling de base em João Pessoa
A cidade de João Pessoa (PB) foi o centro das atenções para o desenvolvimento da base do wrestling nacional, com a realização da etapa regional dos Jogos Escolares da Paraíba. A competição reuniu 54 atletas das categorias A (12 a 14 anos) e B (14 a 16 anos), em disputas que classificam os campeões para a fase estadual, programada para acontecer em junho.
Guarapari recebe o Campeonato Espírito-Santense de Wrestling 2025 com recorde de participação e destaque para base
No último sábado, dia 3 de maio, Guarapari foi palco do Campeonato Espírito-Santense de Wrestling 2025, reunindo quase 180 atletas de todas as idades em uma celebração importante para o desenvolvimento da modalidade no estado.
conheça as regras
Atendimento
+55 (21) 3254-4729
9h às 15h de seg. a sex.
contato@cbw.org.br
Endereço
Avenida Presidente Backer,
S/N, Sala 119,
Icaraí - Niterói,
Rio de Janeiro
CEP: 24220-045
DESENVOLVIDO POR
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.