O wrestling brasileiro voltou ao tapetes de lutas nesta quinta-feira (29/02) para as disputas do 2º dia do Pré-Olímpico das Américas, em Acapulco, México. Três brasileiras do estilo livre feminino foram semifinalistas e ficaram perto da vaga para os Jogos Olímpicos de Paris: Sabrina Gama 53kg, Laís Nunes 62kg e Thamires Machado 68kg. A equipe nacional compete com mais seis atletas no estilo livre masculino nesta sexta-feira (01/03) em busca das vagas olímpicas. Davi Giovannetti 57kg, Matheus Barreto 65kg, Cesar Alvan 74kg, Pedro Samuel Gonçalves 86kg, Ailton Brito 97kg e Gabriel Silva 125kg. As eliminatórias começam às 13h e as finais às 20h, horário de Brasília. Os combates podem ser vistos ao vivo na plataforma paga UWW+. Confira abaixo como foi o desempenho das brasileiras:
Categoria 53kg – Sabrina Gama Tapajós
Sabrina estreou nas eliminatórias da divisão de peso contra Nathaly Huacre e venceu por superioridade técnica 17 a 5. Nas quartas de finais, a amazonense fez 7 a 0 sobre a dominicana Maria Gonzalez e passou para semifinal. Na luta decisiva para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, Sabrina enfrentou a experiente venezuelana Betzabeth Arguello e foi batida por encostamento.
Além de Betzabeth, a norte-americana Dominick Parrish também garantiu vaga para os Estados Unidos no torneio.
Categoria 62kg – Laís Nunes
Uma das cabeças de chave do torneio, Laís Nunes estreou contra Katherine Rentería nas quartas de finais. Laís se impôs e venceu por 12 a 0 para garantir vaga na semifinal contra a canadense Ana Paula Godinez. Laís largou na frente com 2 a 0. O primeiro ponto fruto de uma passividade de Godinez e o segundo graças ao desafio lançado pelo treinador Nisdany Perez. No segundo round, Laís chegou a fazer 3 a 0 ao forçar Godinez deixar o tapete. Mas a canadense reagiu, conseguiu derrubar Laís e diminuir a desvantagem para 3 a 2. Restando poucos segundo para o fim, Godinez retirou Laís delimitada, empatou a luta, 3 a 3 e venceu no critério de desempate, último ponto marcado.
A outra vaga olímpica da categoria ficou com Kayla Miracle dos Estados Unidos.
Categoria 68kg – Thamires Machado
Thamires estreou nas eliminatórias contra a mexicana Ambar Flores. Em uma luta disputada, a brasileira fez 8 a 5 e avançou as quartas de finais. A lutadora nacional voltou a fazer um duelo franco, dessa vez contra a colombiana Nicoll Parrado. Mais uma vez Thamires levou a melhor por 4 a 2 e avançou para disputar a vaga olímpica. A brasileira encarou a campeã mundial Amit Elor, que trocou a categoria 72kg pela 68kg, para tentar a vaga olímpica. Logo no início, Thamires conseguiu uma projeção de 4 pontos, arrancando aplausos da arquibancada. Amit passou a buscar a luta e foi tirando a vantagem de Thamires ponto a ponto, até empatar em 4 a 4. A arbitragem deu duas punições para brasileira e a norte-americana fez 6 a 4. A lutadora nacional tentou um último ataque perto do fim, mas Amit contra-atacou, fez 11 a 4 e ficou com a vaga olímpica.
A outra vaga da chave ficou com a venezuelana Soleimy Caraballo.
Categoria 50kg – Kamila Barbosa
Kamila Barbosa enfrentou na estreia a panamenha Yorlenis Sanchez, a mesma atleta com que lutou no Pan-Americano de Wrestling na semana anterior. Kamila chegou a ser declarada vencedora do combate, mas a arbitragem, inexplicavelmente, retirou a vitória da brasileira. No combate do pré-olímpico, Kamila abriu o placar com uma punição por passividade sofrida pela oponente. No segundo round, Yorlenis empatou a poucos segundos do fim, também fruto de punição. A brasileira tentou até o último segundo, mas sofreu o contra-ataque e a luta terminou em 3 a 1.
As vagas olímpicas ficaram com a colombiana Alisson Rey e com a cubana Yusnelis Guzman.
Categoria 57kg – Giullia Penalber
Giullia Penalber estreou nas quartas de finais contra a cubana Angela de La Caridad. A brasileira tomou iniciativa desde o início do combate e sofreu um contra-ataque que quase lhe custou o combate ainda no primeiro round. Mas a lutadora saiu da posição de perigo e se manteve na liderança do marcador. A brasileira abriu 7 a 6 a poucos segundos do fim, mas no último momento, Caridad conseguiu a queda, virou para 8 a 7 e eliminou Giullia.
As vagas olímpicas ficaram com a canadense Hanna Taylor e com a equatoriana Luisa Valverde.
Categoria 76kg – Meiriele Hora
Meiriele enfrentou a argentina Linda Machuca na estreia e foi superada por 10 a 0 em confronto válido pelas quartas de finais da categoria mais pesada entre as mulheres.
As vagas olímpicas ficaram com a canadense Justina Di Stasio e com a equatoriana Genesis Reasco.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
RELACIONADAS
17/07/2025
Delegação brasileira participa de competição internacional em Budapeste com atletas e treinadores de destaque
17/07/2025
Capacitação de Treinadores e Atletas de Wrestling Antecede Competição Escolar em Foz do Iguaçu
15/07/2025
Brasil anuncia equipe para os Jogos Pan-Americanos Sub-23 em Assunção
15/07/2025
Faltam 4 dias para o CBI por Equipes de Base e o Circuito Nacional Sul-Sudeste em Serra (ES)
Acontece nas federações
Maranhão realiza etapa estadual universitária de wrestling e projeta crescimento da modalidade com novas competições em 2025
No último sábado, o Maranhão deu mais um passo importante para o desenvolvimento do wrestling universitário no estado.
Etapa regional dos Jogos Escolares da Paraíba movimenta o wrestling de base em João Pessoa
A cidade de João Pessoa (PB) foi o centro das atenções para o desenvolvimento da base do wrestling nacional, com a realização da etapa regional dos Jogos Escolares da Paraíba. A competição reuniu 54 atletas das categorias A (12 a 14 anos) e B (14 a 16 anos), em disputas que classificam os campeões para a fase estadual, programada para acontecer em junho.
Guarapari recebe o Campeonato Espírito-Santense de Wrestling 2025 com recorde de participação e destaque para base
No último sábado, dia 3 de maio, Guarapari foi palco do Campeonato Espírito-Santense de Wrestling 2025, reunindo quase 180 atletas de todas as idades em uma celebração importante para o desenvolvimento da modalidade no estado.
conheça as regras
Atendimento
+55 (21) 3254-4729
9h às 15h de seg. a sex.
contato@cbw.org.br
Endereço
Avenida Presidente Backer,
S/N, Sala 119,
Icaraí - Niterói,
Rio de Janeiro
CEP: 24220-045
DESENVOLVIDO POR
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.