O estilo greco-romano brasileiro abriu com 4 medalhas a participação nacional no Pan-Americano U-20 de Wrestling 2024, em Lima, no Peru. Kauan Gomes foi destaque com a medalha de prata na categoria 87kg e a vaga no Campeonato Mundial, em Pontevedra, na Espanha. Pedro Henrique Rodrigues na categoria 55kg e Matheus Victor Macedo na divisão de peso 77kg, ambos com passagem na equipe permanente do estilo greco-romano da CBW, conquistaram o terceiro lugar, em suas respectivas divisões de peso.
A equipe nacional disputou medalhas em todas as oito categorias que disputou no estilo. Nesta sexta-feira, as atletas do estilo livre feminino entram em ação. No sábado, a equipe do estilo livre masculino fecha a participação nacional. As eliminatórias começam às 12h e as finais estão previstas para às 19h, mas a organização pode adiantar para às 17h.
Veja o desempenho de cada atleta nacional no 1º dia do Pan-Americano U-20 de Wrestling 2024
Pedro Henrique Rodrigues – 55kg
A categoria de Pedro foi disputada no sistema de grupos. A estreia foi com revés de 11 a 4 diante do norte-americano Isaiah Cortez. Pedro não se abateu e venceu suas duas lutas restantes dentro do Grupo A para garantir vaga na semifinal: 8 a 0 sobre o guatemalteco Mario Chuoc Chuoc e 9 a 0 sobre Adrian Samano, de Porto Rico. Na semifinal, Pedro saiu na frente mas sofreu a virada contra o peruano Abel Suarez e seguiu para disputa da medalha de bronze. O paraibano radicado no Rio de Janeiro não deu chances ao mexicano Marco Alvarez e o venceu por superioridade técnica para ficar com a medalha de bronze em sua estreia na categoria U-20.
Gustavo dos Santos Silva – 60kg
A categoria de Gustavo também foi disputada no sistema de grupos. O brasileiro estreou com 13 a 8 sobre o mexicano Daniel Pimentel e terminou em 1º da chave ao fazer 4 a 3 sobre o panamenho Ronaldo Montoya. Na semifinal, Gustavo foi batido por 8 a 0 pelo equatoriano Clismann Veliz e seguiu para disputar a medalha de bronze. Dessa vez o mexicano Daniel Pimentel devolveu a derrota da primeira fase e ficou com o terceiro lugar 10 a 1. Gustavo terminou em 4º lugar.
Vitor Gabriel de Medeiros Alves – 63kg
Vitor estreou nas quartas de finais contra o norte-americano Otto Black e sofreu um revés de 9 a 0. Como Black avançou para final, Vitor foi repescado direto para a disputa de medalha de bronze. O brasileiro não passou por Zachary Marrero e Porto Rico e terminou em 5º lugar.
Ângelo Anselmo Café de Oliveira – 67kg
O brasileiro estreou nas eliminatórias com 8 a 0 sobre o mexicano Osvaldo Yanez, mas foi superado nas quartas pelo peruano Rafael Morales, 9 a 0. Como Marco avançou para final, Ângelo foi repescado direto para a disputa de medalha de bronze. O brasileiro esteve à frente do placar, mas foi surpreendido e batido por touche por Rafale Morales de Porto Rico e terminou em 5º lugar.
Matheus Victor Silva de Macedo – 77kg
A divisão de Mateus foi disputa no sistema de grupos. O lutador venceu o primeiro combate do Grupo B por 13 a 3 contra Adrian Maynard, de Barbados. O segundo combate foi uma verdadeira batalha vencida pelo equatoriano Hector Castillo por 15 a 14. Na semifinal, Aydin Rix venceu o brasileiro por 11 a 4, que seguiu para a disputa da medalha de bronze. Matheus voltou a vencer Hector Castillo, dessa vez por 12 a 8 para garantir a medalha de bronze para o Brasil.
Kauan Luiz Ferreira Gomes – 87kg
Kauan Gomes estreou no Grupo B da categoria com uma vitória por 3 a 1 sobre o norte-americano Nicholas Nosler. Na segunda luta, Kauan foi batido pelo venezuelano Brian Marin e avançou para semifinal em 2º lugar do grupo. Na semifinal, o brasileiro fez 9 a 0 sobre o peruano Kenyiro Huaman e seguiu para disputar a medalha de ouro, nova luta contra Brian Marin. Kauan chegou a fazer 3 a 1, mas Marin surpreendeu o brasileiro e virou o placar para 11 a 3. O vice-campeonato garante Kauan no Mundial U20 em Pontevedra, na Espanha.
Kyle Santana Oliveira – 97kg
Kyle estreou no Grupo A da divisão de peso. O brasileiro radicado nos Estados Unidos fez 10 a 5 sobre Alex Roman, de Porto Rico. Na segunda luta, um revés diante do norte-americano Soren Herzog , 9 a 1 , fez o lutador nacional passar para semifinal em segundo do grupo. Na semifinal, Kyle parou no mexicano Dorian Olguin, por 9 a 0, e seguiu para disputar a medalha de bronze, novamente contra Soren Herzog. O norte-americano levou a melhor, por 9 a 0, e Kyle fechou em 4º lugar o torneio. O brasileiro volta ao tapete no sábado para disputar o estilo livre masculino.
Wesley Barros das Dores – 130kg
Wesley estreou no grupo A da divisão mais pesada da modalidade. O brasileiro fez 3 a 1 sobre o equatoriano Juan Molina, foi superado por Ethan Vergara, de Porto Rico, 9 a 0, e avançou para semifinal em segundo lugar no grupo. Na fase seguinte, Wesley foi batido pelo norte-americano Aden Attao por 10 a 0 e seguiu para disputar o terceiro lugar. Wesley reencontrou Ethan Vergara, foi batido por 11 a 2 e fechou em 4º lugar sua participação no estilo greco-romano. No sábado, Wesley volta ao tapete na categoria 125kg do estilo livre masculino.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
RELACIONADAS
19/05/2025
Maranhão realiza etapa estadual universitária de wrestling e projeta crescimento da modalidade com novas competições em 2025
19/05/2025
Seleções de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso Sul dominam etapa do circuito nacional realizada em Campo Grande
13/05/2025
Brasil encerra participação no Pan-Americano Sênior 2025 com destaque para medalha de bronze no Estilo Greco-Romano e prata no Estilo Livre Feminino
11/05/2025
Etapa regional dos Jogos Escolares da Paraíba movimenta o wrestling de base em João Pessoa
Acontece nas federações
Guarapari recebe o Campeonato Espírito-Santense de Wrestling 2025 com recorde de participação e destaque para base
No último sábado, dia 3 de maio, Guarapari foi palco do Campeonato Espírito-Santense de Wrestling 2025, reunindo quase 180 atletas de todas as idades em uma celebração importante para o desenvolvimento da modalidade no estado.
CBW lança edital de apoio aos Campeonatos Estaduais de Wrestling 2025
A Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) reforça seu compromisso com o desenvolvimento da modalidade no país ao anunciar o Edital de Apoio à Realização dos Campeonatos Estaduais 2025. A iniciativa tem como objetivo fortalecer as Federações Estaduais, garantindo suporte técnico e estrutural para a realização de competições em alto nível.
Presidente da Federação Piauiense, Rodrigo Damasceno, se forma no Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico do Brasil
Dirigente que vem promovendo a massificação da modalidade no Piauí recebeu o diploma de formando da 12ª Turma do CAGE
conheça as regras
Atendimento
+55 (21) 3254-4729
9h às 15h de seg. a sex.
contato@cbw.org.br
Endereço
Avenida Presidente Backer,
S/N, Sala 119,
Icaraí - Niterói,
Rio de Janeiro
CEP: 24220-045
DESENVOLVIDO POR
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.