O sonho do pódio se realizou para 13 jovens talentos do wrestling brasileiro que competiram no Panamericano Sub 20, encerrado neste sábado em Lima, no Peru. A delegação verde-amarelo fez uma campanha digna de aplausos e voltou na bagagem com três ouros, cinco pratas e cinco bronzes. Superou a campanha do ano passado, em que somou dez medalhas, sendo uma de ouro.
“Superamos a campanha do ano passado. E ganhamos um ouro em cada estilo o que mostra uma clara evolução coletiva do nosso time nos principais torneios internacionais. Vamos seguir trabalhando forte com esses atletas de olho no Mundial da classe etária e depois preparar o grupo para encarar as competições seniores”, avalia Flavio Cabral, presidente da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW).
No primeiro dia de competição, dedicado ao greco-romano, o paraibano Pedro Henrique superou por 12 a 2 o chileno Augusto Valle e venceu a categoria 60 kg. No mesmo estilo, Yuri Landim, do Rio de Janeiro, atleta do Niterói Wrestling, ficou com a prata na categoria 55 kg. O mesmo fez o paraibano Lucas Emanuel da Silva, do Clube Campestre (PB), na categoria 67 kg. Atleta do clube Otacílio Gama, da Paraíba, João Victor Diniz garantiu o bronze na categoria 130 kg.
O estilo livre feminino, disputado no segundo dia de confrontos, trouxe mais três medalhas para o Brasil. O mais desejado ouro foi conquistado por Eduardo “Duda” Rodrigues, mato-grossense que representa o Instituto Manduvi (MT), depois de bater na final por inapeláveis 10 a 0 a peruana Leyla Hinostroza na categoria 68 kg.
Na categoria 50 kg, a prata foi faturada por Ana Beatriz Lima, que perdeu na final para a norte-americana Gabriele Tedesco. Atleta do Panda Fight Team (AP) e atual bicampeã brasileira, a amapaense Ana vem somando bons resultados nos últimos anos. Na edição passada do Pan Sub 23, ela ficou com a quinta colocação. Já Thainá Aníbal Ribeiro, wrestler do Sesi-SP, ficou com o bronze na categoria 57 kg.
O último dia do torneio foi ainda melhor para a seleção brasileira, que somou mais seis medalhas no estilo livre. Na categoria 57 kg, o ouro brilhou para Caio Aron, santista que compete pelo clube Niterói Wrestling (RJ). Ele dominou a grande final batendo por 13 a 2 o jamaicano Irie Jackson. As pratas vieram com Leandro Jordan Araújo, do Centro Olímpico (SP), na categoria 79 kg, e Max Almeida, goianiense que luta pelo Sesi-SP, na categoria 86 kg.
Os bronzes foram conquistados pelo mato-grossense Kyle Oliveira, atleta do Instituto Manduvi (MT), na categoria 97 kg, e João Pedro Reis, atleta do Esporte Dez, clube de São José dos Campos (SP), na categoria 74 kg. Leandro e Caio melhoraram seus desempenhos em relação ao Pan do ano passado, quando conquistaram o bronze. Enquanto Kyle repetiu a dose, com mais um bronze no currículo.
A delegação brasileira foi chefiada por Flavio Cabral, presidente da CBW, e reuniu ainda os treinadores Marcos Pereira Júnior, Mark Manning, Kaliffa Oliveira, Luzia Fernandes, Rafaela Santos, Victor Nascimento, Derek Moore, John Conroy e Brenda dos Santos. Além do árbitro Eduardo Gonçalves e de Orlando Folhes como representante oficial da confederação.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
RELACIONADAS
14/07/2025
Brasil se prepara para o Campeonato Mundial Sub-17 de Wrestling com destaques e circuito especial de treinamentos
14/07/2025
CBW apoia aprovação da Lei de Incentivo ao Esporte como política pública permanente
14/07/2025
Max de Almeida é ouro no beach wrestling do Pan Sub 20
14/07/2025
Wrestling brasileiro conquista 13 medalhas em Lima e supera campanha anterior no Panamericano Sub 20
Acontece nas federações
Maranhão realiza etapa estadual universitária de wrestling e projeta crescimento da modalidade com novas competições em 2025
No último sábado, o Maranhão deu mais um passo importante para o desenvolvimento do wrestling universitário no estado.
Etapa regional dos Jogos Escolares da Paraíba movimenta o wrestling de base em João Pessoa
A cidade de João Pessoa (PB) foi o centro das atenções para o desenvolvimento da base do wrestling nacional, com a realização da etapa regional dos Jogos Escolares da Paraíba. A competição reuniu 54 atletas das categorias A (12 a 14 anos) e B (14 a 16 anos), em disputas que classificam os campeões para a fase estadual, programada para acontecer em junho.
Guarapari recebe o Campeonato Espírito-Santense de Wrestling 2025 com recorde de participação e destaque para base
No último sábado, dia 3 de maio, Guarapari foi palco do Campeonato Espírito-Santense de Wrestling 2025, reunindo quase 180 atletas de todas as idades em uma celebração importante para o desenvolvimento da modalidade no estado.
conheça as regras
Atendimento
+55 (21) 3254-4729
9h às 15h de seg. a sex.
contato@cbw.org.br
Endereço
Avenida Presidente Backer,
S/N, Sala 119,
Icaraí - Niterói,
Rio de Janeiro
CEP: 24220-045
DESENVOLVIDO POR
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova política de privacidade.